Adesão

Como Participar

O processo de certificação do Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é composto por quatro etapas complementares.

Adesão

As associações estaduais filiadas à Abrapa são responsáveis pela orientação e adesão do produtor ao Programa ABR. O corpo técnico delas aplica treinamentos e garante todo o suporte necessário para formalização desse processo.

Diagnóstico

O corpo técnico das associações estaduais de cotonicultores aplica o checklist prévio do Programa ABR. Se houver pontos a serem ajustados, os agricultores recebem das associações um plano de correção e a fazenda será avaliada de acordo com as metas estabelecidas no documento.

Agendamento da auditoria

As unidades produtivas passam por auditoria de uma equipe independente, que promove a validação dos requisitos do checklist, verificando se as informações prestadas estão corretas e se as práticas responsáveis adotadas pelo protocolo estão sendo cumpridas.

Resultado

Se o laudo final dos auditores for positivo, a fazenda recebe a certificação ABR e, cumprindo requisitos adicionais, se qualifica para receber o licenciamento Better Cotton (BCI). Essa etapa ocorre conforme as visitas dos auditores são concluídas.

85%
De conformidade
nos critérios
1, 6, 7 e 8
Conformidade
mínima
1ª safra de certificação
87%
De conformidade
nos critérios
1, 6, 7 e 8
Conformidade
mínima
2ª safra de certificação
89%
De conformidade
nos critérios
1, 6, 7 e 8
Conformidade
mínima
3ª safra de certificação
90%
De conformidade
nos critérios
1, 6, 7 e 8

A partir desta safra,
deverá ser mantida a
conformidade mínima de
90% para a obtenção de
novas certificações
Conformidade
mínima
4ª safra de certificação

Melhoria contínua

É preciso cumprir ao menos 85% das exigências do ABR, já na primeira safra analisada, para receber a certificação. A cada ano, a unidade produtiva tem que avançar nesse percentual, o que reforça o compromisso de melhoria contínua priorizado pelo protocolo. As fazendas que não demonstrarem essa evolução deixam de ser contempladas pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável.

A proibição de trabalho infantil, trabalho análogo à escravidão, indigno ou degradante na propriedade rural, assim como a liberdade de associação sindical e a proibição de discriminação de pessoas, são itens definidos como Critérios Mínimos de Produção e de cumprimento obrigatório para o recebimento da certificação.

Ficou interessado no Programa ABR?

Preencha o formulário para receber as orientações sobre a adesão!

Licenciamento Better Cotton

Desde 2013, o Algodão Brasileiro Responsável atua em parceria com a Better Cotton, organização responsável pela gestão do maior programa de sustentabilidade do algodão do mundo. Seu objetivo é impulsionar práticas cada vez mais responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade na cotonicultura.

A cooperação da Abrapa com a instituição garantiu aos produtores de algodão do país certificados pelo ABR a possibilidade de obter o licenciamento BCI, maior protocolo internacional para atestar boas práticas adotadas na cadeia produtiva do algodão.

Para obter o selo Better Cotton, são examinados 17 critérios adicionais na auditoria, como o compromisso de redução de pesticidas, o cumprimento dos requisitos da cadeia de custódia da organização internacional e a entrega dos relatórios de indicadores BCI.

DOCUMENTAÇÃO

Acessando os documentos a seguir, você encontra todas as informações necessárias sobre o processo de adesão e certificação do Programa Algodão Brasileiro Responsável.

Unidades Produtivas Certificadas

Consulte a relação de unidades produtivas certificadas pelo ABR e licenciadas pela Better Cotton nos estados contemplados.